O arquiteto classificou esta obra como “o trabalho de sua vida”, já que consiste em uma residência criada para ele mesmo.
Com uma estrutura branca que se instala no sítio, juntamente com detalhes internos na cobertura, gera sensações ao visitante de interesse, assombro e contemplação, já que não busca conformar um espaço acolhedor, mas um espaço que se adapte ao seu estilo de vida.
A combinação da iluminação natural, os pisos em madeira branca e as esquadrias simples, fundem-se em uma simplicidade que se assemelha a uma galeria de arte.
A seguir, uma descrição da obra, nas palavras do arquiteto:
O ato de fazer arquitetura requer necessariamente um cliente. Em certa etapa de minha carreira me dei conta de que para continuar meu caminho necessitaria exercer esta função.
A residência é como um laboratório de sonhos que representa motivos, ideias e tensões. As histórias e emoções condensam o simbolismo que representam as relações humanas.
Espaços de transição, pórticos, luzes, maçanetas, portas, varandas e até algumas pinturas e móveis sob medida, além de alguns mobiliários do século XIX de minha família, ajustaram-se perfeitamente ao ambiente da casa.
O projeto se desenvolveu como uma expressão de intenções paradoxais: casa-atelier, espaço interno-externo, sociais-culturais, privados-públicos, ócio-trabalho.
Os volumes organizam-se em seções verticais e horizontais, com o escritório virado para a rua; a garagem e a área de serviço conformando uma articulação e, finalmente, a residência relacionada ao jardim.
Uma piscina ocupa o sótão com as fundações. As áreas públicas e sociais localizam-se no nível superior.
As fachadas expressam os espaços internos, em contraste com o piso superior. Neste caso, a agressão externa cria tensões simbólicas, como se estivessem sendo pressionadas de fora para dentro, reduzindo os volumes, e dando lugar a uma imagem figurativa.
A abstração geométrica rigorosa torna possível o desenvolvimento de um sistema de construção, em forma de losangos em ângulos diferentes, que conformam uma estrutura tridimensional, a qual por sua vez, deram as proporções corretas, horizontalidade e orientação.
- Ano projeto: 2004 – 2005
- Ano Construção: 2006 – 2010